O Conhecimento dirige a prática, no entanto a prática aumenta o conhecimento (Thomas Fuller)
Compartilhar conhecimento prático está em nossa essência

“Presentation – Lições aprendidas com empresas duradouras” reúne empresas familiares do Ceará para discussão sobre Gestão e Família

No dia 09 de agosto ocorreu no Hotel Gran Marquise o Presentation, um evento promovido pela Fundação Dom Cabral e sua associada, Barros Soluções em Gestão. Com a temática “Lições aprendidas com empresas duradouras – Gestão e Família”, o encontro contou com a presença de presidentes e diretores de empresas familiares e discutiu sobre os desafios de conciliar uma relação familiar com a gestão de empresas.

No primeiro momento do evento a professora da Fundação Dom Cabral, Elismar Álvares, destacou a importância das empresas se prepararem para um futuro que emerge com planejamento e segurança. Ela também falou sobre quais caminhos trilhar quando a Gestão Familiar enfrenta dificuldades e sobre a sua adaptação às novas tecnologias e inovações.

“Uma gestão unida, alinhada e feita para durar trilha os caminhos para o sucesso de uma empresa”, reforçou.

Elismar ainda comentou sobre os maiores equívocos cometidos pelas empresas familiares durante a gestão. “Um dos erros é o pensamento de que cargos da empresa são um direito de herança. A grande questão não é afastar a família do negócio, mas garantir que os muito qualificados venham a integrá-lo. Outro grande equívoco é a não discussão dentro da empresa sobre a sua identidade, sua visão compartilhada entre os acionistas e qual a sua visão do futuro”.

Ao falar sobre Gestão Familiar em tempos de crise, o professor Jorge Roldão, da Fundação Dom Cabral, comentou sobre a capacidade de enxergar além do óbvio e sair da visão comum do que se pensa sobre o período de instabilidade econômica. Ele comentou sobre o aprimoramento da Gestão junto a novas visões que administram para contornar essa visão negativa que geralmente se tem sobre crise.

Cases de Gestão Familiar

Aline Telles, Diretora do Grupo Telles, compartilhou as experiências ressaltando os principais méritos e desafios das empresas do grupo desde a sua criação e desenvolvimento.

 

Com 3 empresas participando do Programa PAEX há quatro anos, Aline reforçou a importância do programa de excelência oferecido pela Fundação Dom Cabral e sobre como as empresas alcançaram desenvolvimento e melhores resultados ao longo dos anos.

“A visão da empresa é ampliada graças aos professores da Fundação Dom Cabral, que estão sempre atualizados a níveis nacionais e internacionais. Eles orientam e acompanham a implementação dos processos”, disse.

Conheça mais sobre o Paex, o programa Parceiros para Excelência, da Fundação Dom Cabral.

Diretor presidente do Pinheiro Supermercados, Honório Pinheiro,participou do segundo case do dia. Ele apresentou as principais realizações do grupo ao longo dos anos de existência e a importância da participação no PAEX para o melhor desenvolvimento da gestão.

A Fundação Dom Cabral proporciona com o PAEX um acompanhamento externo que é fundamental para a gestão familiar, ajuda a família empresária a ter um foco profissional bem definido”, destacou.

A Fundação Dom Cabral possui um programa especializado em Gestão Familiar, o PDA, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de empresas favorecendo um ambiente aberto a discussões e a construção de um planejamento para o futuro. Você pode entrar em contato conosco para conhecer mais sobre o PDA e outros programas da FDC disponíveis no Ceará e no Rio Grande do Norte: [email protected]

shares