O Conhecimento dirige a prática, no entanto a prática aumenta o conhecimento (Thomas Fuller)
Compartilhar conhecimento prático está em nossa essência
Lançamento Centro de Referência em Inovação do Ceará

FDC e sua associada Barros Soluções lançam Centro de Referência em Inovação no Ceará

A Fundação Dom Cabral (FDC) e sua associada no Ceará, Barros Soluções em Gestão, realizaram, na manhã da última quarta-feira, 28, o lançamento do 1º Centro de Referência em Inovação (CRI) do Norte/Nordeste em Fortaleza. A capital cearense é a terceira a receber um CRI da FDC, cujo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo é responsável pela organização dos CRIs de Minas Gerais e São Paulo.

O objetivo do CRI é a criação de uma comunidade interessada em trocar conhecimentos e experiências de inovação. Os encontros funcionam como fóruns, nos quais os gestores compartilham suas melhores iniciativas em inovação, debatendo temas desafiadores e interagindo com diferentes agentes da comunidade empresarial participante.

“A ideia é envolver grandes e médias empresas, startups, universidades e agências do governo, criando um contexto em que as pessoas aprendam umas com as outras e ao mesmo tempo se inspirem nessas experiências diversas”, complementa Carlos Arruda, coordenador do projeto e gerente do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

Por que no Ceará?

O Centro de Referência de Inovação cearense reunirá empresas inovadoras do Estado em quatro encontros anuais, nos quais a comunidade fará pesquisas e registros de casos de inovação. O projeto é uma oportunidade de gerar conhecimento coletivo, reforçando o ecossistema local para a inovação e tornando o Ceará um ambiente mais favorável para a competitividade organizacional, potencializando o desenvolvimento e o crescimento do Estado.

Além de fomentar o espírito empreendedor no Ceará, outros fatores considerados para a formação de um Centro de Inovação em Fortaleza foram as iniciativas de organizações locais de grande porte, com movimentos focados na inovação; a participação no desenvolvimento de projeto para a criação de Distritos de Inovação em Saúde e as interações realizadas durante o programa PAEX – Parceiros para a Excelência, da FDC.

“No programa PAEX nós temos intercâmbio trimestral, e esse tema de inovação foi discutido em agosto do ano passado, apresentado pelos empresários como muito relevante para avançarmos”, diz Valdemar Barros, diretor da Barros Soluções em Gestão.

No primeiro encontro do CRI-CE, durante o lançamento do projeto, os participantes propuseram e definiram, com orientação do professor Carlos Arruda e por meio de votação, os temas que serão abordados nas próximas reuniões: Cultura, liderança e colaboradores; Triple Helix (como integrar empresas, governo e academia) e Agregação de valor aos produtos e serviços.

Ao fim do evento, cinco empresas formalizaram a adesão ao projeto: Colégio Master, Polibrás, CRC, ADECE e M Dias Branco.

shares