O Conhecimento dirige a prática, no entanto a prática aumenta o conhecimento (Thomas Fuller)
Compartilhar conhecimento prático está em nossa essência
Lançamento da Plataforma de Modernização da Saúde

FDC e Barros Soluções em Gestão participam de lançamento da Plataforma de Modernização da Saúde

Nesta segunda-feira (19), a Fundação Dom Cabral (FDC) e sua associada Barros Soluções em Gestão estiveram presentes na solenidade de lançamento da Plataforma de Modernização da Saúde. Durante a cerimônia, o governador Camilo Santana e o secretário da saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, anunciaram as medidas que serão desenvolvidas até 2023 com a intenção de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde pública do estado do Ceará, humanizando e melhorando o atendimento.

Diagnóstico da saúde no Ceará

O primeiro passo para a transformação do sistema de saúde do estado foi a elaboração de um diagnóstico da estrutura organizacional da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). “Entendemos, com muita humildade, que o caminho é longo, que o ideal ainda está muito longe, que as filas ainda são grandes, a qualidade ainda é insuficiente e que é necessário ainda mais transparência com o usuário”, assumiu Dr. Cabeto.

Planejamento e parceria com FDC e Barros Soluções em Gestão

O diagnóstico inicial resultou em um planejamento estratégico, que vem sendo construído em parceria com a Fundação Dom Cabral e a Barros Soluções em Gestão desde janeiro deste ano, com ações que devem ser concluídas até 2023. Segundo o secretário da saúde, todo o plano foi elaborado com foco em cinco pilares: humanização do atendimento, transparência, valorização das pessoas, resultado centrado no cidadão e conhecimento e inovação.

Investimento extra em saúde

Para o governador, o estado passa a ter um trabalho importante de descentralizar e regionalizar a saúde pública, de forma a conectar as redes federal, estadual e municipal. “Tudo isso vai demandar um investimento de R$ 600 milhões já garantidos. Isso precisa ser pactuado com os municípios, profissionais de saúde, sociedade civil, entidades de classe, iniciativa privada. O grande objetivo dessa plataforma é garantir à população um acesso mais rápido, qualidade no serviço e inclusive o acompanhamento pós-atendimento”, afirmou Camilo.

Confira as principais ações previstas para a Plataforma de Modernização da Saúde:

  • IntegraSUS: plataforma que será utilizada para a divulgação de dados da Sesa, como indicadores hospitalares, administrativos e financeiros;
  • Registro eletrônico de Saúde (RES): plataforma que interligará toda a rede de saúde do estado;
  • Prontuário eletrônico: acompanhamento do usuário do Sistema Estadual de Saúde de forma integrada;
  • Construção do Hospital Universitário da Uece: o hospital-escola abrigará as novas estruturas do Hospital Dr. César Cals e do Centro Especializado Dona Libânia;
  • Informatização e integração: todas as unidades estarão interligadas;
  • Escola de Saúde Pública: para avaliar e melhorar a qualificação dos profissionais da saúde e implementar plano de carreira;
  • SAMU: o processo de expansão será contínuo;
  • Seleções públicas: serão abertas seleções para a contratação temporária de profissionais da saúde para preencher vagas existentes.
shares