A Fundação Dom Cabral (FDC), em parceria com sua associada Barros Soluções em Gestão, realizou o III Comitê de Presidentes e Grupo de Dirigentes PAEX 2019.
O encontro aconteceu em Natal – RN em 16 de setembro e em Fortaleza nos dias 17 e 18 de setembro e abordou o tema “Customer centricity e Jobs to be done: rumos para inovar”.
O comitê foi liderado por Leonardo Araújo, professor associado à FDC. Ele citou a falta de alinhamento com a estratégia, a centricidade em produto e a ausência de uma boa metodologia como os principais motivos para as empresas não inovarem. “Inovação requer profundo conhecimento do cliente e da dinâmica do mercado”, conta.
Para o professor, entender o consumidor, seus desejos, suas motivações e alinhar os produtos e serviços de uma empresa são os pilares da centricidade no cliente (customer centricity).
Compreender profundamente as necessidades e as expectativas dos clientes leva a um maior entendimento do que a empresa precisa entregar, ou seja, as atividades que devem ser realizadas para gerar valor para o cliente (jobs to be done).
O mindset de centricidade no cliente unido à ferramenta job to be done são ótimos aliados na criação de um ecossistema inovador.
Os participantes puderam refletir e debater sobre como estão lidando com os desafios da inovação dentro de suas empresas e sobre os fatores determinantes para gerar resultados. Após esse momento, o professor compartilhou uma escala que mensura o grau de customer centricity nas organizações e todos puderam aplicar a ferramenta aos seus negócios.
O Comitê de Presidentes e Grupo de Dirigentes faz parte da agenda anual do Programa Parceiros para a Excelência – PAEX.