A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, realizou, na terça-feira (30), o lançamento do Distrito de Inovação em Saúde [email protected] A iniciativa visa promover um novo modelo de desenvolvimento social, que toma como base o modelo das cidades inteligentes e compactas de Barcelona. O projeto, na Espanha, é liderado pelo presidente da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), Josep Piqué, um dos assessores do programa no Ceará. O projeto tem como objetivo a melhoria na qualidade de vida dos moradores locais e a integração de todo o setor de saúde.
A Fundação Dom Cabral (FDC) e sua associada no Ceará, Barros Soluções em Gestão, assinaram o pacto de colaboração para a criação do Distrito, juntamente à vice-governadora Izolda Cela, ao prefeito Roberto Cláudio e a representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e das demais instituições privadas de gestão e tecnologia como Siemens, Philips, Amazon e IBM. A estruturação do modelo de governança do programa é uma das responsabilidades da FDC e da Barros Soluções em Gestão.
O bairro Porangabussu foi o local escolhido para o Distrito de Inovação em Saúde [email protected] pela presença de vários equipamentos de saúde na área. São exemplos as Faculdades de Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia da UFC; hospitais universitários; Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce); diversos hospitais e o Núcleo de Pesquisas e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM).
Recuperação da Lagoa
A Prefeitura de Fortaleza prevê também a viabilização de um complexo multiuso com residenciais multifamiliares, shoppings e serviços. A iniciativa também contempla a urbanização e limpeza da Lagoa do Porangabussu.
Um bairro de inovação com 5 pilares
O programa conta com 5 pilares que fazem parte de uma visão da sociedade que reduz as desigualdades sociais, territoriais e econômicas. O objetivo é criar um bairro mais conectado, com mais oportunidades e que tem o bem-estar fazendo parte do dia a dia da comunidade.
Principais benefícios para a população
– Melhoria do contexto urbano, infraestrutura, mobilidade, espaços verdes e de lazer;
– Equipamentos com oferta de atividades esportivas, culturais e de lazer para a população residente e trabalhadora;
– Desenvolvimento do comércio e serviços locais;
– Maior oferta de serviços gratuitos de saúde de alta qualidade para a população com apoio da rede de hospitais públicos e privados parceiros;
– Apoio na qualificação e acesso a empregos, com a Escola de Cidadania;
– Ampliação das oportunidades de empregos e renda por meio da geração de novos negócios;
– Criação de postos de trabalho de alta qualificação, aumentando a renda familiar da população residente.
Plano Fortaleza 2040
Além do Distrito de Inovação em Saúde [email protected], está previsto um Distrito de Inovação na Praia de Iracema.
Os distritos de inovação Plano Mestre Urbanístico e de Mobilidade do Plano Fortaleza 2040 para serem implantadas na cidade.
1 comentário sobre “Barros Soluções em Gestão e Fundação Dom Cabral participam do lançamento do Distrito de Inovação em Saúde no Estado do Ceará”
Os comentários estão fechados.